A proposta do TIDIR

Saiba mais sobre os objetivos e intenções do Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TIDIR) do 1º semestre de 2011

Mostrar as interações sociais de indivíduos em determinados espaços. Essa é a proposta do Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TIDIR) do quinto período de Jornalismo Multimídia do Centro Universitário UNA.

Nosso objetivo é desnudar em matérias jornalísticas aquilo que não aparece muitas vezes na mídia. E pensando nisso, escolhemos o Hospital da Baleia em Belo Horizonte e a Clínica Nefron em Contagem, que são locais que realizam o tratamento de hemodiálise para centenas de pessoas.

A ideia é realizar um trabalho jornalístico de caráter crítico que mostre a partir de uma perspectiva microssocial, os aspectos mais relevantes das interações humanas que acontecem nesses lugares, trazendo à tona o cotidiano e as práticas sociais.

Nas reportagens que faremos vamos usar a convergência de mídias (fotos, vídeos e podcasts) para tornar o conteúdo mais claro e mais completo ao leitor. Veicularemos matérias relacionadas ao tema e pretendemos tornar o blog um espaço de utilidade pública, onde as pessoas possam se reportar para mais informações sobre o tratamento e a insuficiência renal crônica.

Elencaremos nas matérias do blog os atores sociais encontrados: pacientes, famílias, médicos, psicólogos, especialistas e entidades governamentais.

As matérias trarão informações sobre as vidas das personagens, as condições do tratamento, as dificuldades encontradas pelas pessoas, além de mostrar as personagens secundárias que também interagem nesses espaços.

Os possíveis desdobramentos dessa proposta e a possibilidade de desmistificar tabus sobre o tratamento de hemodiálise aguçaram de algum modo nossos ímpetos de estudantes de jornalismo, e como pequenos operadores da comunicação, profundamente motivados, ousaremos investigar cuidadosamente a atmosfera daqueles que fazem o tratamento.

As nossas experiências serão registradas em um diário de bordo, criaremos um programa de web rádio e o material apurado será disponibilizado por meio de reportagens, fotos, podcasts e videos, integrando assim, as disciplinas referentes ao Trabalho Interdisciplinar Dirigido proposto.

Confira as reportagens e tenha uma boa leitura!

Por João Paulo Costa Jr. e Débora Gomes

Março de 2011.

Responses

  1. Prezada Tatiana,

    Fizemos as correções solicitadas! Estaremos sempre receptivos a sugestões.
    Agradecemos,
    Grupo de trabalho.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: