Publicado por: hemodialisando | 14/06/2011

Máquina de vida

Saiba mais sobre o funcionamento do aparelho de diálise

Além dos fatores hereditários e predisposições naturais, a insuficiência renal crônica pode ser consequência de diabetes ou pressão alta, mas também pode surgir de repente e sem causas definidas. Caso isso aconteça, dependendo da situação e diagnóstico, o paciente terá que ficar ligado três vezes por semana durante 4 horas à espera da filtragem do sangue em uma máquina de diálise.

Visitamos a clínica Nefron, localizada na cidade de Contagem, região Metropolitana de Belo Horizonte, e conversamos com o supervisor de enfermagem Leonardo Cândido, que explicou como é o funcionamento da máquina que filtra o sangue e é conhecida por vários brasileiros que possuem alguma debilidade renal aguda ou crônica. “Depois que o sangue passar pelo filtro, tem uma solução que passa por fora da câmera que é uma solução de troca. Então, o sangue vai vir do ramo arterial e é filtrado aqui no capilar que chamamos de dialisador”, explica Cândido.

As máquinas de hemodiálise possuem vários sensores que tornam o procedimento seguro e eficaz. Os principais dispositivos presentes nesses equipamentos são: monitor de pressão, temperatura, filtros capilares, condutividade do dialisato, volume de ultra filtração e detector de ar.

Hábitos

Cuidar da saúde, e repensar alguns velhos hábitos como fazer exames de sangue periodicamente e beber bastante água, podem diminuir as chances de problemas renais.

Assista ao vídeo que explica como funciona a máquina de diálise

 por Vítor Rocha


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: