Publicado por: hemodialisando | 13/06/2011

Curiosidades

Hemodiálise requer tratamento especial para purificação de água

Todos sabemos que a água é indispensável para a sobrevivência de qualquer ser vivo, pois ela é um dos principais responsáveis por todas as reações metabólicas dos organismos. Porém, mesmo sendo essencial, existem pessoas que não podem ingerir um único copo de água sequer.

Por possuir um grande poder de dissolução e, por isso, ser considerada um solvente universal, a água requer um controle rigido de teor de sais, uma vez que em alta quantidade, esses sais podem causar danos diversos aos organismos humanos. Para controlar isso foi criado um padrão de potabilidade que é regido por normas governamentais cuja portaria mais recente é a Portaria 518 de 25 de março de 2004.

Entretanto, pessoas com insuficiência renal crônica não podem seguir esse padrão, pois necessitam de água em seu nível mais alto de pureza. Por isso, foi criado um tratamento específico para a retirada de substâncias prejudiciais a saúde desses pacientes, que inclui deionizadores, filtros mecânicos, abrandadores, filtros de carvão ativado e osmose reversa, que é um dos métodos mais utilizados.

O que é “Osmose Reversa”?

A Osmose Reversa é um processo pelo qual a água pura pode ser retirada de uma solução salina por meio de uma membrana semipermeável, contanto que esta solução em questão se encontre a uma pressão superior à pressão osmótica. (SILVA, E.F.V 2007)

Esse processo propicia uma água pura, pois retém até 99% de contaminantes quimicos, além de remover 99,9% de bactérias, fungos, algas vírus e colóides.

Por Danielle Gláucia e Débora Gomes

Foto Felipe Bueno


Responses

  1. OLÁ AMIGOS E AMIGAS,
    PARABENIZO-OS PELO EXCELENTE TRABALHO. PRECISAMOS REALMENTE NOS SOLIDARIZAR COM MILHARES DE PESSOAS QUE SEMANALMENTE BUSCAM ESTE TRATAMENTO, SEMPRE NA ESPERANÇA DE CONSEGUIREM UM TRANSPLANTE. PENSO QUE O PRÓXIMO TRABALHO SEJA NESTA ÁREA.
    COM CARINHO,
    CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DE MINAS GERAIS.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: