Publicado por: hemodialisando | 08/06/2011

O amigo psicólogo

Saiba mais sobre a importância do amparo psicológico aos pacientes portadores de insuficiência renal crônica

Pode não ser fácil para os pacientes e familiares conviverem com a insuficiência renal crônica. A progressividade da doença, seguida por tratamentos prolongados e rigorosos, gera sentimentos de impotência e desânimo, na maioria dos casos. E é aqui que aparece um bom amigo para ajudar nesses possíveis problemas.

O serviço de psicologia oferece um amparo emocional aos pacientes, cuidando de suas ansiedades e medos, além de desmistificar tabus e preconceitos sobre o tratamento. Esse profissional auxilia na busca pelo alívio emocional, tanto do paciente, como também de seus familiares. De acordo com a psicóloga Denise Helena Camargo, da Clínica Nefron, localizada em Contagem, a maioria dos pacientes se assusta por não conhecer o tratamento a fundo e também, se fragilizam pelo ‘terror’ que a máquina impõe. “O acolhimento humanizado da equipe, é fundamental para minimizar esse momento”, afirma a psicóloga.

 Relatos de pacientes

Jésus Matozinhos Ramos, 50, recebeu a doação de um rim há pouco tempo, e conta que se não fosse o tratamento de psicologia, as coisas poderiam ter sido mais difíceis. ”Faz dois anos que comecei o tratamento com a psicóloga. Hoje estou bem melhor e foi muito importante esse acompanhamento. A conversa é muito boa. Os problemas que a gente tem em casa, ou outro qualquer, a psicóloga vem conversar com a gente e nos ajuda a entendê-los”, destaca.

Já Mariana Luiza  Ribeiro dos Santos, 20, natural de Vespasiano, faz tratamento de hemodiálise e é acompanhada por um profissional da psicologia desde os 15 anos. “Muitas vezes, fico deprimida, tensa e quando isso acontece, recorro à psicóloga que vem conversar comigo e me dá muitos conselhos. Acho que isso é fundamental para que eu suporte bem meu tratamento”, declara.

 Por Ana Lúcia Figueiredo, Danielle Gláucia, Débora Gomes e João Paulo Costa Jr.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: