Publicado por: hemodialisando | 31/05/2011

Uma pequena em tratamento

Conheça a história de uma criança de 12 anos que faz tratamento de hemodiálise

De olhar doce ela entrou no hall principal do hospital de mãos dadas com a sua mãe. Subiu as escadas sorrindo para quem a viu, brincou com uma enfermeira  e seguiu pelo longo corredor que dá acesso à ala de nefrologia para realizar mais uma sessão de hemodiálise.

Esse olhar e sorrisos ingênuos são de uma menina muito esperta chamada Rebeca Rodrigues. Com 12 anos, e realiza o tratamento de hemodiálise todas as terças, quintas e sábados no  Hospital da Baleia.

Rebeca Rodrigues e sua mãe Débora Silva Rodrigues

Quando foi diagnosticada a insuficiência renal crônica de Rebeca, sua mãe Débora Silva Rodrigues, 46, contou que a filha fez a diálise peritonial em casa durante dois anos. “A Rebeca iniciou o tratamento em casa mesmo. Depois de um tempo, o catéter dela parou de funcionar e ela adoeceu indo parar no CTI por quase 3 meses”, declarou.

Segundo Débora, “após esse período, Rebeca se recuperou e os médicos tentaram novamente a diálise peritonial que não deu certo”. A partir disso, Rebeca começou o tratamento de hemodiálise no Baleia.

A mãe da pequena paciente contou ainda que sua filha deixou um pouco suas atividades escolares de lado em função do tratamento, mas que continua o seu acompanhamento psicológico voltado a quem convive com a síndrome  de down . “A Rebeca é muito inteligente e mesmo sendo criança e com outras dificuldades, sabe a dimensão do que ela enfrenta. Nossa sorte é que ela é muito ativa e o tratamento colabora para o seu reestabelecimento”, afirma a mãe.

Ouça um pouco da história da menina Rebeca.

 Relações de Rebeca

Pequenos gestos das enfermeiras e médicos fazem com que as tardes de Rebeca nas sessões terapêuticas sejam mais calorosas. “Graças a Deus aqui os médicos e enfermeiras são muitos carinhosos com minha filha. E eu sinto que às vezes a Rebeca tem várias mães, além de mim. Isso alivia o tratamento e a deixa mais contente”, completa Débora.

Rebeca Rodrigues

Por Ana Lúcia Figueiredo, Iara Fonseca, João Paulo Costa Jr. e Raphael Jota.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: