Publicado por: hemodialisando | 24/05/2011

Rir é o melhor remédio

Projeto de escolas da rede particular de Belo Horizonte leva alegria aos pacientes de hemodiálise

Sorriso Solidário na Ala de Hemodiálise

O que eles querem é arrancar belos sorrisos dos pacientes. Com os corações abertos, boa vontade e muita disposição, os alunos do Colégio São Paulo e Colégio Arnaldo  da capital mineira, levam diversão aos pacientes da área de Nefrologia do Hospital da Baleia.

De quinze em quinze dias, sempre nas quintas-feiras, o professor de educação física do Colégio São Paulo, Cléber Amorim, “o Ticlebin”, reuni um grupo de estudantes que doam seus sorrisos aos pacientes enquanto é feito o tratamento de hemodiálise.

“Nossa intenção é levar um abraço a quem precisa. Entramos no hospital vestidos de palhaço no melhor estilo Pach Adams.Vamos de paciente em paciente, e com brincadeiras descontraídas sempre conseguimos arrancar daqueles semblantes sérios muitas gargalhadas. Esse é o nosso maior presente. Os estudantes aprendem muito com isso ao olhar para o outro, e estreitam suas relações com os pacientes num clima de muita amizade e senso cristão”, afirma o professor.

Já o professor de história e formação cristã do Colégio Arnaldo, Albert César Sousa, um dos idealizadores do projeto ‘Sorriso Solidário” em Belo Horizonte, explica que todas as sextas-feiras divide seus alunos entre a ala de oncologia e nefrologia do Baleia. “A turma é bem grande, os alunos vem para cá muito motivados a ajudar o próximo, e parte da equipe fica na área de oncologia com os pacientes e outros vão para a nefrologia”, destaca.

Estudantes sorrindo

O Projeto das duas escolas contam com a participação de alunos de 13 a 17 anos e também de ex-alunos. Uns trabalham na coleta de doações de fraldas geriátricas, materiais de higiene pessoal, brinquedos, balas e balões.

E outros se fantasiam de palhaços e preparam brincadeiras divertidas para os pacientes. “O melhor de estar aqui é conhecer as histórias das pessoas e sentir o carinho delas por nós. Nesse mundo é sempre bom fazer o bem e doar parte do meu tempo livre para os pacientes é muito gratificante”, afirma a estudante do Colégio São Paulo, Júlia Lima,16.

O ex-aluno do Colégio Arnaldo, Caio Lúcio, hoje, estudante de turismo da UFMG, conta sobre sua participação no projeto. “Venho ao Baleia há muito tempo, acho que há 3 ou 4 anos já. E mesmo não estando mais no colégio, sinto essa necessidade pessoal de vir até aqui e estar engajado no projeto. Para mim é sensacional a experiência de estar em um local onde as pessoas sofrem, e arrancar um belo sorriso no rosto delas, é algo que importante para elas, mas considero ainda mais para mim”, afirma.

Já a estudante Raquel Menezes,14, também do mesmo colégio, declara que as amizades criadas é outro fator que impulsiona o seu voluntariado. “Quando estamos brincando com os pacientes fazemos amizades que são muito legais. A cada semana ganho um amigo novo e eles são muito receptivos”.

Da esquerda para a direita: Raquel Menezes, Letícia Carvalho, Carolina Junqueira, Professor Cléber Amorim, Luana Borges e Júlia Lima.

Da esquerda para a direita: Raquel Menezes, Letícia Carvalho, Carolina Junqueira, Professor Cléber Amorim, Luana Borges e Júlia Lima.

Confira um vídeo onde o professor do Colégio Arnaldo explica os objetivos do projeto e, ainda, veja mais depoimentos de alunos.

 Por Iara Fonseca, Izabela Pacheco, João Paulo Costa Jr e Raphael Jota.


Responses

  1. À todos que de alguma forma contribuem para este projeto o meu sincero parabéns!
    Esta é uma excelente iniciativa de vocês, que, sim, ajuda a amenizar um pouco o sofrimento de tantos seres humanos, nossos irmãos!
    Parabéns por levar esta realidade para outras crianças e adolescentes e trabalhar os verdadeiros valores e sentido da vida: a caridade, o amor e o exemplo.
    Que este projeto possa mobilizar a muitos para criar outras fontes de doação como esta.
    Abraços, Kênia Fagundes


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: