Publicado por: hemodialisando | 06/05/2011

6º passo – Dia produtivo e gratas surpresas

6º passo – dia produtivo e gratas surpresas

Mais uma visita ao Hospital da Baleia. Por volta de 8 da manhã, já estava à porta da UNA para encontrar-me com Raphael, Iara e Ana Lúcia.

Chegando ao hospital, conversamos com a enfermeira coordenadora da hemodiálise, Cecília Florêncio, que nos apresentou outras enfermeiras e possíveis nomes de fontes para nossas matérias. Num tom bem descontraído, nos contou alguns casos interessantes do dia a dia do hospital, falou um pouco das relações das enfermeiras com os pacientes, e das vidas de alguns transplantados. Anotamos tudo: histórias, nomes e telefones.

A essa altura já eram quase onze da manhã e Raphael e Iara teriam que ir para os seus estágios. Eu? Cabulei meu estágio nesse dia. Já estava por demais imerso naquela atmosfera para ir embora naquele momento.

Surpresas agradáveis

Ficamos então, Ana Lúcia e eu para buscarmos nossas primeiras matérias, que fluíram como a água de chuva que começava a cair do lado de fora do pavilhão principal do Baleia.

Principiamos nossas reportagens conversando informalmente com algumas pessoas que estavam sentadas do lado de fora da ala de hemodiálise.

No início de nossa aproximação vimos olhares desconfiados e até uma certa tensão por parte das pessoas. Mas com muito jeitinho, um sorriso e outro, piadinhas bobas, uma conversa despretensiosa aqui e outra ali, fomos criando intimidade com aquelas pessoas e sabendo mais sobre seus universos. E naquele espaço reservado aos acompanhantes dos pacientes, sentimos que poderíamos encontrar histórias interessantes, e assim o fizemos. Empreendemos nossas forças e energias para tirarmos dali um retrato fiel para vocês leitores.

Depois de um tempo, já com o gravador digital em mãos e uma curiosidade inquietante, conseguimos uma entrevista com a senhora Débora, que acompanhava sua filhinha Rebeca, e outra com um casal de baianos, o Seu Valdemar e Dona Ana Miranda, uma mulher guerreira de sorriso largo que faz tratamento de hemodiálise há longos sete anos.

Essas primeiras reportagens vocês verão em breve aqui neste espaço!

Por João Paulo Costa Jr.  


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: