Publicado por: hemodialisando | 01/05/2011

Primeira visita

Primeira visita

Minha primeira visita ao Hospital da Baleia foi numa segunda-feira (04/04). Encontrei-me com João Paulo, Iara Cristina e Raphael Jota na portaria da faculdade pela manhã. Após pegarmos um trânsito chato até o local, chegamos, enfim, ao nosso destino.

Num primeiro momento colhemos informações junto à Coordenação de Comunicação do Hospital e no Setor de Hemodiálise com a enfermeira-chefe Cecília.

Ela nos atendeu muito bem e nos repassou informações sobre o funcionamento do Hospital, as condições dos doentes e nos deu sugestões de pessoas que poderiam ser as nossas entrevistadas.

Fomos informados de que os pacientes que fazem o tratamento de hemodiálise no Baleia são na maioria oriundos de outras cidades, e que chegam até lá em vans de prefeituras do interior com um perfil na maioria das vezes de baixa renda. Muito solícita, a enfermeira-chefe nos indicou possíveis fontes.

Quando iniciamos os nossos trabalhos de apuração, nos organizamos em frente ao jardim do pavilhão principal do Baleia e, ali mesmo, delimitamos  quais seriam as pautas daquele dia e começamos a traçar o viés de nossas reportagens.

O companheiro João  Paulo e eu iríamos passar o dia inteiro no Baleia afim de colhermos o máximo de informações possíveis. Optamos naquele dia por não entrar na ala de hemodiálise e conversamos num tom de informalidade com os enfermos e seus acompanhantes. Esperávamos pela troca de turnos dos pacientes para abordávamos as possíveis fontes. E assim foi. Realizamos duas entrevistas que em breve vocês verão por aqui.

Já imersa naquela atmosfera, fiquei de voltar no dia seguinte.

Por Ana Lúcia Figueiredo 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: