Publicado por: hemodialisando | 30/04/2011

1ª Visita

1ª Visita

Minha primeira visita ao Hospital da Baleia aconteceu no sábado, dia 16 de abril. Por trabalhar o dia todo durante a semana, optei pelas visitas nos fins de semana, para ter mais tranquilidade no trabalho. Encontrei Danielle às 12h30 na Praça Sete. De lá, entramos em um ônibus que nos deixou na porta do Hospital. Conforme orientação dos colegas que já passaram pela primeira etapa de visitas, procurei pela enfermeira chefe, que estava almoçando quando chegamos.

Depois de quase uma hora de espera, fomos recebidas pela enfermeira Andréa. A intenção inicial era conhecer apenas o hospital, mas fomos levadas por ela até a Ala onde é realizada a hemodiálise. Minha primeira impressão foi feita de silêncio. Fiquei parada no centro da sala apenas observando por alguns minutos, até que Andréa nos apresentou aos poucos os pacientes “mais sociáveis”. Entre conversas e risadas com um dos pacientes, comecei a me sentir um pouco mal.

Acredito que o cheiro forte misturou-se a impressão ruim que tive ao ver tantas pessoas em macas com mangueiras finas no braço, onde o sangue percorre para ser filtrado. Senti que ia desmaiar, avisei para Dani e saí da sala. Já no corredor, sentei rapidamente no chão e fui recobrando a força e, segundo uma enfermeira, recobrei também a cor.

Fui orientada a não entrar mais na sala de hemodiálise, pelo menos naquele dia. Daí em diante, seriam outras histórias…

Por Débora Gomes 


Deixe uma resposta

Categorias

